domingo, 26 de fevereiro de 2017

Amor por Encomenda - Catherine McKenzie, opinião



Título Original: Arranged
Autora: Catherine McKenzie
Editora: TopSeller
Número de Páginas: 320

Sinopse:

Anne Blythe tem razões para sorrir: acaba de receber uma aliciante proposta para publicar o seu primeiro livro. Mas no que toca a relações amorosas, a situação é muito pouco animadora. Após mais um relacionamento falhado, Anne encontra na rua um cartão de uma empresa que ela julga ser de promoção de encontros românticos. Interpretando-o como um sinal, acaba por guardá-lo.

Farta de ver as pessoas à sua volta felizes no amor, Anne decide, num impulso, experimentar a empresa que a poderá ajudar a encontrar, finalmente, o homem da sua vida. Mas esta empresa não é bem o que parecia.

Trata-se afinal de um sofisticado — e caro — serviço que proporciona aos seus clientes um casamento arranjado, com tudo incluído. Anne começa por rejeitar a ideia, mas quanto mais pensa no assunto mais entusiasmada fica. Se os casamentos arranjados resultam para milhões de mulheres em todo o mundo, porque não haveria de resultar com ela? Além disso, o serviço afirma que só fracassou em 5 por cento dos casos.

Meses depois, Anne encontra-se num resort mexicano pronta para casar com Jack, o seu «par perfeito». E tudo parece correr bem. Mas será possível encomendar o amor verdadeiro?


Opinião:

Ora bem, como falei num outro post, esta foi a minha estreia com esta autora, e depois de o ler, posso dizer que cumpre a premissa a que se propõe.

Este é um livro com que me identifiquei, porque a nossa protagonista é uma romântica que acredita em finais felizes. Afinal, a sua vida estava fadada logo de início, a ser um romance como os de Anne dos cabelos ruivos, não fosse Anne Blythe a sua personificação. E, uma vez que a sua infância teve essa influência literária, Anne deseja para si o seu próprio final feliz. Mas quem não? Só que o seu histórico de relações falhadas teima em afastá-la da estrada de tijolos amarelos... Até que um mero acaso aliado a toneladas de felicidade que a rodeiam mas não a envolvem, levam Anne a tomar uma decisão que irá mudar toda a sua vida. Será ela capaz de lidar com as consequências de dizer "sim"?

"Amor por Encomenda" é um romance leve, pautado com os problemas amorosos que poderiam calhar a qualquer um de nós, todavia é marcado por uma particularidade que me deixou interessada: As empresas de encontros e casamentos arranjados. Nos tempos de hoje não é tão usual, (pelo menos em Portugal), mas se recuarmos umas quantas décadas, até ao tempo dos nossos (bis)avós talvez tenhamos alguma história para contar. À parte os tempos longínquos, considero que este tema
e mais retratado em livros e filmes. Talvez tenha sido por isso que fiquei interessada na história que McKenzie nos conta através da decisão arrojada de Anne.

Deixo a questão, que tanto me acompanhou durante a leitura: seria capaz de dizer "sim" perante um completo estranho?

Classificação: 3,5/5