Título Original: The Spellman Files
Autora: Lisa Lutz
Editora: Presença
Número de Páginas:
Colecção: O Lado B (nº2)
Sinopse:
Bem-vindo ao mundo da Família Spellman. Eles são divertidos, muito unidos, calorosos e extremamente competentes e dedicados ao seu trabalho. Bom, talvez um bocadinho dedicados de mais...
Donos de uma agência de investigação privada que emprega quase todos os membros da família, desenterrar os segredos das vidas alheias é a coisa mais natural no seu dia-a-dia. O pior é quando já não conseguem separar o trabalho da vida pessoal... Significa isto que a mãe investiga o passado dos namorados da filha Izzy de 28 anos, o pai vai deixando escutas espalhadas pela casa como quem não quer a coisa e a filha mais nova, Rae, de apenas 14 anos, chantageia-os a todos com fotografias comprometedoras.
Izzy, porém, decidiu que a única forma de fugir ao caos e à paranóia geral em que vive é abandonar o negócio da família. Mas para isso terá de resolver um último caso e, quando Rae desaparece, essa sim será para todos a investigação das suas vidas - ainda que de uma forma totalmente inesperada! Os Ficheiros Spellman é ao mesmo tempo uma comédia hilariante e enternecedora e um manual sobre como levar a família à loucura... tudo por amor.
Sobre a Autora:
Lisa Lutz é uma escritora de nacionalidade norte-americana que passou uma década a trabalhar no argumento do filme Plan B para depois decidir que nunca mais queria escrever um guião na sua vida. Os Ficheiros Spellman é o seu primeiro livro e foi considerado um acontecimento editorial, tendo rapidamente sido adquirido por 22 países.
Opinião:
Esta foi uma das aquisições da Aventura dos Livros Grátis, e, embora nãotenha sido a primeira opção, não posso deixar de me sentir satisfeita.
Este é um livro com que, desde a primeira à última página, se pode contar com a sua quota parte de humor. Não descurando as partes mais recheadas de pormenores interessantes (sim, para quem quiser saber mais sobre como espiar o próximo de maneira eficaz, acreditem, têm o livro certo!) e outras um pouco sérias.
No início, a autora, narrando na 1a pessoa (ou seja, no papel de Izzy), começa por apresentar o negócio de família - como tudo começou -, à medida que introduz os membros da família Spellman. Os fundadores, Albert e Olívia, e os filhos, David, O Perfeito, Izzy, a não tão normal quanto os pais gostariam, Rae, a filha mais nova, e o Tio Ray.
A história flui com facilidade, se bem que seja precisa alguma paciência nos primeiros capítulos (se calhar o problema foi mesmo meu, e não é vosso ahah), mas rapidamente o leitor se deixa envolver pelas aventuras e peripécias dos elementos da família Spellman. E com uma família de loucos como esta, era um pouco difícil não haver gargalhadas a meio do dia/noite. Ri-me que nem uma perdida com as tropelias de Izzy, desde a infância até ao momento presente, deliciei-me com a lista dos ex-namorados (detalhada, mas com o essencial) alteei o sobrolho e quase me passei com a "vigilância 24h" que os pais tinham sobre Izzy... (acho que depois de ler isso, nunca mais me queixo dos meus pais!). Achei interessante ver como Rae se movia pela família, servindo-se de sabedoria e audácia, para atingir os seus objectivos, e... mais não digo!
Garanto que depois de ler um livro assim, se torna complicado não partilhar tudo isto convosco, mas para não estragar a surpresa, convido-vos a entrar neste mundo, cuja loucura junta muita animação, perseguições, relações famíliares e ainda mistério!
Garanto que depois de ler um livro assim, se torna complicado não partilhar tudo isto convosco, mas para não estragar a surpresa, convido-vos a entrar neste mundo, cuja loucura junta muita animação, perseguições, relações famíliares e ainda mistério!
Classificação:4/5
Sem comentários:
Enviar um comentário