terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O Inferno de Gabriel - Sylvain Reynard, opinião

http://static.fnac-static.com/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/3/5/8/9789896374853.jpg

Título Original: Gabriel's Inferno
Autor: Sylvain Reynard
Editora: Saída de Emergência
Número de páginas: 512

Sinopse:
O enigmático e sedutor professor Gabriel Emerson é um reputado especialista na obra de Dante. Mas à noite dedica-se a uma vida de prazer sem limites, não hesitando em usar a sua beleza de cortar a respiração para manipular as mulheres a satisfazerem cada capricho seu.
Talvez por isso se sinta torturado pelo passado e consumido pela crença de que está para lá de qualquer salvação.
Quando a jovem Julia Mitchell se inscreve como sua aluna de pós-graduação, Gabriel não consegue ficar indiferente. Ela é linda, deliciosamente inocente, um diamante em bruto para ele polir. Sempre que Julia se apercebe do olhar de predador dele, espera sentir receio, mas o que verdadeiramente sente é uma estranha luxúria que a assusta. Desejando desesperadamente possuí-la, Gabriel põe em perigo não só a sua carreira, como ameaça desenterrar segredos de um passado que preferia manter oculto.
Uma história inebriante sobre amor proibido, luxúria e redenção, O Inferno de Gabriel retrata a jornada de um homem que procura escapar do seu próprio inferno pessoal enquanto tenta conquistar o impossível: perdão e amor.

Sobre o Autor:
Sylvain Reynard interessa-se pelo modo como a literatura pode ajudar a explorar os aspetos da condição humana – o sofrimento, o sexo, o amor, a fé e a redenção. As suas histórias favoritas são aquelas cujas personagens fazem um caminho, seja físico seja espiritual, onde descobrem novos aspetos sobre si próprias. O modo como a arte, a arquitetura e a música podem ser usados para contar uma história ou para iluminar os traços de uma personagem também são foco da sua atenção.
Sylvain Reynard costuma usar o seu estatuto para divulgar algumas instituições de caridade como a Now I Lay Me Down To Sleep Foundation, WorldVision, Alex’s Lemonade Stand e Covenant House. Em 2011 foi semifinalista para Melhor Autor do Goodreads Choice Awards e, com o seu romance, semifinalista para Best Romance. 

Opinião: 

Confesso que quando iniciei esta leitura, tinha uma ideia já concebida - imaginava um romance proíbido, pleno de cenários com beijos tórridos, enfim, uma mão-cheia de caracterizações muito próprias dos romances eróticos. Pois bem, pode-se dizer que não foi isso que encontrei ao ler as palavras de Sylvain Reynard - muito antes pelo contrário, este autor presenteia o seu leitor com um romance que tem muito que se lhe diga. Tem os seus momentos mais quentes, mas em si a história fala de um amor que desafia as leis do tempo, e que, apesar dos anos passarem, a chama mantém-se acesa dentro dos corações de Gabriel e da sua adorada Beatriz. Uma das coisas que me manteve cativa, foi a história de Gabriel, o seu passado complicado e o presente como a "ovelha negra" da família, que Julia recolhe e acarinha, apesar do receio com que, por vezes, olha para Gabriel.
No fundo é uma história terna, com  momentos propícios à gargalhada - a vontade é fazer spoils, mas a minha ética para com vocês impede-me :p - e outros revestidos de sensualidade e erotismo.

Além de que faz imensas referências a uma enoorme obra literária que estou há muito me fascina e estou desejosa de ler - A Divina Comédia. Penso que toda essa componente história enriquece a obra e será igualmente interessante relacionar os conhecimentos adquiridos nas palestras do ílustre Professor Emmerson com a obra original ;)

É um livro que recomendo, e que estou bastante curiosa para dar continuidade, uma vez que se trata de uma trilogia. yey! E quem encontrar um Professor Emmerson, no seu fato de tweed, e com uma barba de dois dias por fazer, coloque-lhe uma etiqueta e indique-lhe o caminho até cá. Fiquei fã! :p

Classificação: 4/5

1 comentário: