terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Árvore dos Segredos - Sarah Addison Allen, opinião


Título Original: The Peach Keeper
Autora: Sarah Addison Allen
Editora: Quinta Essência
Páginas: 208

Sinopse:
Sarah Addison Allen dá-nos as boas-vindas a uma nova povoação: Walls of Water, na Carolina do Norte, onde os segredos são mais espessos do que o nevoeiro das famosas quedas-d'água da cidade, e as superstições são, de facto, reais. 

Willa Jackson vem de uma antiga família que ficou arruinada gerações antes. A mansão Blue Ridge Madam, construída pelo bisavô de Willa durante a época áurea de Walls of Water, e outrora a mais grandiosa casa da cidade, foi durante anos um monumento solitário à infelicidade e ao escândalo. Mas Willa soube há pouco que uma antiga colega de escola a elegante Paxton Osgood - da abastada família Osgood, restaurou a Blue Ridge Madam e a devolveu à sua antiga glória, tencionando transformá-la numa elegante pousada. Talvez, por fim, o passado possa ser deixado para trás enquanto algo novo e maravilhoso se ergue das suas cinzas. Mas o que se ergue, afinal, é um esqueleto, encontrado sob o solitário pessegueiro da propriedade, que com certeza irá fazer surgir coisas terríveis.
Pois os ossos, pertencentes ao carismático vendedor ambulante Tucker Devlin, que exerceu os seus encantos sombrios em Walls of Water setenta e cinco anos antes, não são tudo o que está escondido longe da vista e do coração. Surgem igualmente segredos há muito guardados, aparentemente anunciados por uma súbita onda de estranhos acontecimentos em toda a cidade.

Sobre a Autora:
Sarah Addison Allen nasceu em Asheville, na Carolina do Norte. Licenciada em Literatura, a autora dedica-se actualmente ao seu terceiro romance.
Os direito de O Jardim Encantado, a sua obra de estreia foram cedidos para 15 países e só nos Estados Unidos venderam-se mais de meio milhão de exemplares. O livro foi distinguido com o prémio SIBA Novel of The Year, atribuído pela Associação de Livreiros Independentes do Sul ao melhor romance de 2008. Em Portugal, O Jardim Encantado foi igualmente um êxito, com mais de 10 mil livros vendidos. O Quarto Mágico, o seu primeiro livro, foi eleito Romance Feminino do Ano pela revista Romantic Times.

Opinião: 
Este é mais um romance mágico de Sarah Addison Allen, que nos traz mais uma cidade encantada da Carolina do Norte, Walls of Water, com os seus cenários idílicos e as personagens que parecendo distintas têm mais em comum do que possam julgar. E dessa forma, a autora cria todo um universo por onde o leitor viaja e se sente confortável.

A história em si é agradável, e os temas como a amizade, amor e aceitação são já recorrentes dos restantes livros, mas nunca deixam de ser abordados de forma a deixar uma impressão, mesmo que subtil, no leitor.
Gostei da forma como as personagens foram construídas assim como do modo em que interagiam entre si – desde a sucessão de acontecimentos que dá origem à amizade improvável entre Willa e Paxton, aos mais variados e divertidos arrufos amorosos entre os pares românticos da história. Houve igualmente um pormenor da parte da autora que me surpreendeu muito – a menção de Claire e Bay Waverley, personagens d’O Jardim Encantado. Foi um momento em que dei por mim a viajar até Bascom e a rever a história em si.

Talvez por ter me ter sido oferecido por alguém que me é muito querido, e por dar especial foco à amizade, este livro tenha deixado um toque especial.
No fim, este foi mais um romance que não me desiludiu, porque, na sua simplicidade, a escrita de Sarah Addison Allen tem o dom de chegar ao leitor e encantá-lo com as suas histórias uma e outra vez :)

Classificação: 5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário