segunda-feira, 16 de junho de 2014

A Enfermeira Saturada - Saturnina Gallardo, opinião


Título Original: La Vida Es Suero - Historias de una Enfermera Saturada
Autora: Saturnino Gallardo
Editora: Guerra e Paz
Número de Páginas: 128

Sinopse:

Senhora Enfermeira, o soro tem ar e vai-me matar. Senhora Enfermeira, eu é que sei em que veia me deve picar. Senhora Enfermeira, está aqui para me ajudar e eu é que tenho de trabalhar? 

Sim, tens a certeza de que mais facilmente verás um ministro da Saúde aumentar-te o ordenado do que um só penso que tenha o tamanho certo. Mais depressa te dão um cacifo do que um lugar no quadro. Trabalhas de pijama e sentes-te um DJ no turno da noite. A tua mãe confia mais no senhor que inventou o Actimel do que em ti. Tens pesadelos com campainhas a tocar. Já viste mais frasquinhos de urina em papelote do que médicos com letra legível. E o teu sonho é ter um paciente que acredite que sabes mesmo o que estás a fazer.
Sim, este livro é para ti. Bem-vindo ao mundo da Enfermeira Saturada, onde o delírio se mistura com o humor, às vezes negro, mas sempre muito refinado. O mundo onde o dia-a-dia do hospital supera sempre a ficção.


Sobre a Autora: 
A Enfermeira Saturada, define-se como uma profissional em busca de sanidade mental. Os seus turnos podem obrigá-la a percorrer o equivalente a uma maratona, começando na UCI, passando pelos prematuros e acabando nas urgências. Pelintra, em busca do verdadeiro amor e dona de um Seat Ibiza, Satu tem milhares de seguidores nas redes sociais, que todos os dias acompanham as histórias que conta das suas aventuras e desventuras no hospital.
Depois de ter visto o seu original ser rejeitado pelos editores espanhóis, lançou-se sozinha na aventura de publicar o seu primeiro livro, que instantaneamente se tornou um tremendo êxito. A Enfermeira Saturada chega agora, pela primeira vez com a chancela de uma editora, a Portugal.

Opinião:
Por causa da enchente impedosa de testes (muito própria de quem chega a Junho e está no 2ºano 1º semestre) e trabalho, comecei a lista de Junho tarde. Mas não podia ter começado de melhor forma, senão com imensas gargalhadas, daquelas profundas e reverberantes, muitas vezes acompanhadas por uma mão que tapa os olhos (*facepalm*).

Pois bem, na primeira (e última) visita produtiva à Feira do Livro (para a minha cultura, educação, léxico, etc, mas não muito para a minha carteira), trouxe este livrinho, que, numa furtiva visita anterior me tinha chamado à atenção.
E à semelhança de um telegrama, posso dizer: Adorei. Stop. Hilariante. Stop. Realista. Stop. E por aí adiante.

Num estilo muito simples, a autora conta-nos histórias suas, aventuras e desventuras no seu dia-a-dia, como Enfermeira, proporcionando-nos momentos de leitura descontraída e agradável, plena de boa-disposição.

Embora ainda seja um projecto de enfermeira, a caminho do meio do curso e com alguma experiência no caminho, se bem que ainda pouca, comparado com o que aí vem, posso dizer que me identifiquei com certos aspectos, e reconheci outros tantos, o que me fez soltar grandes gargalhadas.

No entanto, torna-se algo preocupante, saber que algumas coisas acontecem, o que comporta uma certa responsabilidade, mas cabe-nos a nós, fazer os possíveis para mudar e melhorar.
Ah, e outro senão, (que pode ser um pau de dois gumes), temos 128 páginas de conhecimento pejado de humor. Por um lado é muito curto, por outro pergunto-me se não terá sido feito à medida certa. (como se diz, tudo o que é demais enjoa). Será?

Desta vez não vou desvendar o que está por trás da cortina, porque por mais vontade que tenha de partilhar convosco certas passagens, sei que estragaria a piada. Por isso, quem tiver oportunidade de dar um saltinho na Feira do Livro, ou quiser adquirir este pequeno manual, faça-o, pois recomendo-o vivamente!

E caso tenham curiosidade, podem seguir esta Enfermeira Saturada em:

 EnfermeraSaturada 

@EnfrmraSaturada


Enfermera_Saturada

www.enfermerasaturada.eshttp://www.enfermerasaturada.es/

Classificação: 5/5 - sem palavras (e se calhar sem ar, de tanto rir)

2 comentários:

  1. Também estou a tirar o curso de enfermagem e descobri agora esta pérola, adorava ler! Tenho que o comprar, obrigada pela tua opinião!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o vi pela primeira vez exposto na banca, achei piada e pensei que o tinha de comprar. Fiquei a remoer na ideia até à visita seguinte, e depois de o começar a ler, dei por mim a pensar que o devia ter comprado mais cedo eheh
      Espero que gostes de o ler! E que estejas a gostar do curso :)

      Eliminar