domingo, 29 de setembro de 2013

Inferno - Dan Brown - opinião


Título Original: Inferno
Autora: Dan Brown
Editora: Bertrand Editora
Número de páginas: 551

Sinopse:
«Procura e encontrarás.»

É com o eco destas palavras na cabeça que Robert Langdon, o reputado simbologista de Harvard, acorda numa cama de hospital sem se conseguir lembrar de onde está ou como ali chegou. Também não sabe explicar a origem de certo objeto macabro encontrado escondido entre os seus pertences.

Uma ameaça contra a sua vida irá lançar Langdon e uma jovem médica, Sienna Brooks, numa corrida alucinante pela cidade de Florença. A única coisa que os pode salvar das garras dos desconhecidos que os perseguem é o conhecimento que Langdon tem das passagens ocultas e dos segredos antigos que se escondem por detrás das fachadas históricas.

Tendo como guia apenas alguns versos do Inferno, a obra-prima de Dante, épica e negra, veem-se obrigados a decifrar uma sequência de códigos encerrados em alguns dos artefactos mais célebres da Renascença - esculturas, quadros, edifícios -, de modo a poderem encontrar a solução de um enigma que pode, ou não, ajudá-los a salvar o mundo de uma ameaça terrível…

Passado num cenário extraordinário, inspirado por um dos mais funestos clássicos da literatura, Inferno é o romance mais emocionante e provocador que Dan Brown já escreveu, uma corrida contra o tempo de cortar a respiração, que vai prender o leitor desde a primeira página e não o largará até que feche o livro no final. 

Sobre o Autor: (*)
O escritor norte-americano Dan Brown nasceu em 1965 em New Hampshire, nos Estados Unidos da América, sendo filho de um professor de Matemática e de uma intérprete de música sacra.  
Tentou fazer carreira como compositor, pianista e cantor. No entanto, este plano de vida fracassou e Dan Brown acabou por ir estudar história da arte em Sevilha, em Espanha. Em 1993 regressou a New Hampshire para se tornar professor de inglês na escola onde tinha estudado. Passados dois anos, os serviços secretos norte-americanos foram à sua escola buscar um aluno que consideravam uma ameaça nacional por ter escrito, na Internet, que era capaz de matar o presidente Bil Clinton. Dan Brown ficou tão interessado no assunto que começou a fazer pesquisas sobre a Agência Nacional de Segurança. Acabou por resultar desse interesse a escrita do seu primeiro romance Digital Fortress, que foi lançado em 1996 com algum sucesso.
Dan Brown é autor de O Código da Vinci, Anjos e Demónios, A conspiração, Fortaleza Digital, O Símbolo Perdido e Inferno, obras com grande sucesso e editadas em Portugal pela Bertrand Editora.

Opinião:
Assim de chofre, este é um livro em que nada é o que parece, e quando se pensa que é a, o autor troca-nos as voltas até percebermos que afinal é b. Li-o praticamente de uma assentada, enquanto esperava no aeroporto do Funchal para regressar a Lisboa. E não deixa de ser notável quando finalmente erguemos o olhar para o mundo, que continua a girar à nossa volta, e ficamos surpreendidos por ter passado tanto tempo.
Nesta história, o Professor Robert Langdon embarca numa aventura, sem o mínimo resquício de memória dos últimos dois dias, viajando pelo Inferno, parte da célebre obra de Dante Alighieri, A Divina Comédia.
Desenrolando-se em cenários de tirar a respiração, Florença, Veneza e Instambul, Robert Langdon e a jovem médica Sienna Brooks, tentam, numa corrida contra ao tempo, impedir o culminar de uma tragédia que ameaça o mundo. Mas sendo perseguidos em todo o seu percurso, conseguirão chegar a tempo? E saberá Robert em quem poderá confiar?

Gostei imenso deste livro e parece que todas as palavras que tinha a escrever se ficaram por lá eheh
Penso que a só a sinopse fala por si, e chama o leitor a pegar-lhe, como que num ciciar hipnotizante. Muito à semelhança dos livros anteriores, Dan Brown consegue cativar o leitor de tal maneira que lhe dá a conhecer e o leva pelos caminhos mais recônditos e enigmáticos possíveis da história e do mundo, numa aventura em espiral, e sem sair do lugar!
Já ouvira falar da obra em questão, A Divina Comédia, mas na altura, a curiosidade não me levou a ir mais além. Todavia, e felizmente, Dan Brown regou a sementinha, pelo que, assim que acabei o livro, pus os neurónios a funcionar, e encontrei maneira de poder ler a obra de Dante. Não sei quanto tempo levarei a ler, mas assim que o fizer, virei aqui partilhar convosco :)

Confesso que a vontade é debitar sobre tudo o que há a dizer, mas, correndo o risco de fazer spoilers, convido-vos antes a escolher um local confortável da vossa preferência, e a perderem-se nas páginas deste livro :)

Classificação: 4/5


(*) A Biografia do Autor foi retirada da Wook mas abreviada, pois era muito extensa. A meu ver, deixei o essencial, incluindo algumas curiosidades que desconhecia sobre o mesmo.

1 comentário: