domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Guerra dos Tronos - George R.R. Martin, opinião


Título Original: A Game of Thrones
Autor: George R.R. Martin
Páginas: 400
Editora: Saída de Emergência

Sinopse:
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.
Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.

Sobre o Autor:
George R. R. Martin trabalhou dez anos em Hollywood como escritor e produtor de diversas séries e filmes de grande sucesso. Autor de muitos bestsellers, foi em meados dos anos 90 que começou a sua mais famosa obra: A Guerra dos Tronos. É a saga de fantasia mais vendida dos últimos anos e os direitos de televisão acabaram de ser vendidos à HBO - a produtora de Sopranos e Sete Palmos Abaixo de Terra.

Opinião: 

Foi uma leitura vibrante e aquando o seu desenrolar deixei-me envolver pela história de tal modo que a certa altura já tomava partidos. Dei por mim a colocar Jon, Arya, Bran e Tyrion Lannister de um lado e o restante clã Lannister no outro oposto. E enquanto uns eram alvo de gosto e admiração, os outros recebiam "grrs" e "baahs".
Não estava mesmo nada a espera de me ver rendida a esta saga, a ponto de perder a noção do tempo enquanto dizia a mim mesma que seria "apenas" mais um capítulo. Só mais um.
A única coisa que me desagradou foi o final do primeiro volume. Depois de um folhear e leitura frenéticos, não devia ter acabado assim (embora, admita, seja ingenuidade minha acreditar que não seria de outra forma, considerando que tenho ainda mais volumes pela frente)

A anterior Mão do rei morreu e já a uns capítulos do fim, dei por mim a desconfiar deste e daquele, e ainda do outro. E fica a questão: Mas afinal quem será o responsável pela morte de Jon Arryn? E mesmo no último capítulo, aconteceu mesmo aquilo? E se sim, a minha reacção é nããão! Bah


A quem estiver interessado gostaria imenso de discutir as minhas suspeitas e de dar voz às perguntas que tenho a fervilhar desde ontem à noite hehe
E assim que puder, venha o segundo livro!

Boas leituras!

Classificação: 5/5
 

25 comentários:

  1. Eu posso comentar as tuas suspeitas, mas tenho que ter cuidado, li até ao oitavo livro, e ainda te spoilo. :P Mas posso atiçar-te a curiosidade... Calculo que aquela coisa que aconteceu mesmo no fim tem a ver com uma certa execução, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá p7 :)
      Sim, tem a ver com uma certa execução e com as dúvidas que deixam no ar... Isso e a grande curiosidade de ver confirmada uma suspeita: a segunda Mão do Rei teve o mesmo destino que a primeira?

      Eliminar
    2. O mesmo destino não teve, já que não lhes aconteceu exactamente a mesma coisa. :P Mas sim, aquilo que aconteceu, aconteceu mesmo. Fiquei traumatizada ao ler aquilo, na altura não sabia bem que o que esperar do Martin, e não era certamente aquilo. xD

      Posso dizer que, lendo ali em baixo as tuas suspeitas, vais ficar surpreendida quando se descobrir o que aconteceu exactamente ao Jon Arryn. ;)

      Eliminar
    3. Uff! Muito me alegra saber isso hehe
      Já somos duas. E pelos vistos, só serviu para acentuar mais um traço do carácter detestável dos Lannister lol

      Aah, afinal esse é um mistério que será desvendado! Ainda bem :p E diz-me cá uma coisa, em que volume é que isso acontece?xD

      Eliminar
    4. Eu comecei os livros a pensar que os personagens, digamos, principais eram os Stark, mas depois veio o acontecimento no fim deste livro, que me desenganou. xD Ainda torço pela maior parte deles, porque coitados, acontece-lhes de tudo... ;) Os Lannister, consequentemente, também embirrei com eles, mas acho que há um ou outro que é capaz de se redimir a teus olhos. :)

      Acho que vai levar algum tempo a descobrir-se isso... talvez no 5º/6º ou 7º/8º... parece muito longínquo, mas acredita, este não é o maior dos mistérios da saga. ;D

      Eliminar
    5. Estou muito curiosa com os próximos desenvolvimentos. E sim, mesmo nos capítulos finais, também fiquei com a impressão que se veriam muitos mais personagens, e que estes, quiça, fossem desenvolvidos com o passar do tempo.
      Dos Stark torço pela Arya - espero que ela se torne um ás da espada -, pelo Bran - será que ele vai recuperar do infortúnio? E falando nisso, os culpados vão ser revelados? (já não falo em castigados, mas seria bom muaahaha) - e pelo Jon Snow :)

      Estou ansiosa por continuar a leitura e chegar a esse patamar hehe

      Outra coisa que te queria perguntar, no entretanto, achas aconselhavel que veja a série? Por norma, no que toca a filmes e livros, costumo ler sempre antes de ver, mas como neste caso a leitura é capaz de demorar um pouco, pensei em explorar a série.

      Eliminar
    6. Oh, ainda não viste nada, vais conhecer muitos mais personagens. ;) O Martin gosta de fazer malabarismo com uma série de personagens ao mesmo tempo. :P
      O culpado do Jon Arryn? Vais saber quem é, mas não se torna conhecimento público, pelo menos até onde li. Castigo também se pode dizer que leva, lol, e um mesmo Martiniano, irónico e bem aplicado. ;)

      Acho que é possível ver/ler as duas coisas ao mesmo tempo sem problema, sim. São diferentes o suficiente para as conseguirmos separar, e ao mesmo tempo a qualidade de produção da série é tão boa que vale a pena vê-la, mesmo sem ter lido os livros todos.
      A única excepção que recomendava fazeres era leres o 5º/6º livros antes de ver a terceira temporada. É que nestes livros acontece uma coisa em grande, que acho que vale a pena leres primeiro, e se vires na série (suspeito que a terceira temporada possa vir a tocar nestes acontecimentos), depois já não tem o mesmo impacto quando lido. E acredita, se lá chegares sem ser spoilada, vale muito a pena. ;)

      Eliminar
    7. Estou ansiosa por isso :)
      Referia-me aos culpados do acidente do Bran. Mas é óptimo saber que esses também hão-de sofrer :p justiça Martiniana muahaha

      São boas notícias essas que me dás :) Gosto de poder fazer um paralelismo sem que haja possíveis spoiles :p
      E acho que por enquanto, até fazer novos avanços na leitura, me vou ficar pela primeira temporada :)
      Antes de ler o livro, tinha ouvido falar na série, mas não me dizia grande coisa. Agora estou curiosa hehe

      Eliminar
    8. Qualquer coisa que eu disser sobre os culpados do Bran vai ser um spoilerzão, por isso é melhor estar calada. xD Mas posso dizer que não há momentos aborrecidos no percurso deles. ;)

      Creio que o momento que acabaste de ler no fim deste livro foi empurrado mais para o fim da série, por isso se vires a primeira temporada não vão haver spoilers assim grandiosos. Ficas a saber o que acontece no Muralha de Gelo, mas continua a valer a pena ler, só pelo Martin malvado, que faz trinta por uma linha aos nossos personagens queridos. xD

      Eliminar
    9. Vou ter de me meter na vossa conversa :p
      Acabei ontem de ler A Muralha de Gelo...e o Martin já me pregou uma partida! Ele realmente "brinca" com as personagens!
      Hoje se conseguir vou começar a ver a série :)

      Eliminar
  2. Ahaha tive a mesma reação que tu no final deste livro...mas habitua-te porque com o George Martin é sempre assim, deixa-nos sempre de boca aberta :P
    Ainda tens tanta estória pela frente, se gostaste deste então vais adorar os próximos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica :)
      Apesar da mega curiosidade com que ele nos deixa findo o primeiro volume, gosto desse factor surpresa e espero encontrá-lo nos restantes livros. Em que volume é que já vais? :)

      Eliminar
    2. Eu já li até ao 9º! Agora tenho o 10º na estante à espera da sua vez, simplesmente porque não tenho coragem de o ler sabendo que vou ter que esperar tanto tempo pelo próximo (o Martin ainda o está a escrever) :'(
      O factor surpresa está sempre presente nesta saga, é impressionante os choques que o Martin nos dá! xD E se achaste o final deste livro chocante (deduzo que estejas a falar de uma certa execução) então prepara-te porque vem pior mais à frente muahahahaha

      Eliminar
    3. Ena! É realmente preciso ter auto-controlo e uma grande força de vontade para não ir buscar o 10º à estante e, mais que não seja, folheá-lo :p Eu confesso que não resisti e já fui espreitar os capítulos do 2º volume que a Saída e Emergência tão amavelmente facultou hehe
      Sim, sim, referia-me a essa execução. Céus que coisa xD Bem, bem, com mais uns volumes por diante, suponho que hajam assim umas surpresas. Mas pior? oh céus xD

      Eliminar
    4. Sempre que o vejo na estante dá-me qualquer coisinha má x) Mas o meu auto-controlo não há-de resistir por muito mais tempo, já estou a prever...
      Prepara-te para muitas supresas, reviravoltas, choques brutais muahahaha ^^ xD

      Eliminar
  3. Olá Lia,
    Afinal também te rendeste ao George Martin :p
    Estou a acabar o segundo volume...que livros viciantes!!!!
    Quem matou o Jon Arry é muito óbvio :p Quais são as tuas suspeitas?
    Em relação ao clã Lannister, no segundo livro há alguns capítulos sobre eles e eu só pensava "que nojo de gente"...:p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kel, :)

      De início demorei um pouco a ler porque tinha uns trabalhos da faculdade pelo meio, mas assim que me vi livre, foi num ápice :p
      E diz-me cá uma coisa, o segundo volume é um pouco mais explicativo, por assim dizer, que o primeiro? hehe

      Quanto às minhas suspeitas, quem o mandou matar tenho uma forte inclinação para a rainha, parece-me bastante óbvio. Mas no que toca a quem o matou a minha opinião divide-se:
      - a certa altura, apontam as culpas para o escudeiro da Mão e pareceu-me pláusivel - tem meios e oportunidade e quanto ao motivo, pode ter sido coagido ou subornado.
      - por momentos, ainda desconfiei do Mindinho - esse tipo nunca me convenceu lol E depois das afirmações do Tyrion, ainda menos.
      - e em último lugar desconfiei do Grande Meistre Pycelle por causa do leite da papoila usado na morte do Jon Arryn e no último capítulo. Porém, esse talvez não tenha culpas no cartório.

      Epa, quero tanto começar o segundo volume :p

      Eliminar
    2. Bem, já vi que a p7 te pode responder muito melhor que eu, visto que está muito mais à frente na história :p

      Eliminar
    3. É verdade que a p7 está mais a frente (somos umas devoradoras de livros, como me costumava chamar a minha avó lol), mas também gostava de saber a tua opinião. Afinal todas contam :)

      Eliminar
    4. Olha, estou a acabar o segundo volume e só me vem uma coisa há cabeça! QUE RAIO É QUE O MARTIN ANDA A FAZER??? Eu já sabia que ele é conhecido por matar as personagens...mas já??? (bem, quando chegares lá vais perceber :p) Isto está a tornar-se mesmo viciante!!!! Espero que nos meus anos (faltam uns singelos 8 dias) apareçam os próximos volumes cá em casa :p

      Eliminar
    5. A sério? Bem, então o primeiro volume foi só uma pequena amostra do que nos espera? Me-do lol Pergunto-me quem será a seguir :p
      Já não falta muito :) Fico a torcer para que cheguem eheh

      Eliminar
  4. Olá Lia,
    Não vou comentar muito pois já li os 10 volumes publicados até ao momento e não quero spoilar-te.
    Só te digo uma coisa, prepara-te, pois com o Martin nunca sabemos o que vai acontecer às personagens ;-)
    Espero que continues a gostar da saga, porque é mesmo muito boa. Eu adoro!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Curiosa com o volume 11? :)
      O segundo está para breve, e saber que tenho muitos mais pela frente deixa-me animada, e em simultâneo curiosa, porque afinal de contas são onze volumes, onze, e não deixo de me perguntar que situações Martin imaginou e criou para preencher tantos volumes hehe

      Eliminar
    2. Estou muito curiosa mas vou ter que esperar que o Martin escreva o resto e isso é a pior parte ;-)
      Em Portugal, estão editados 10 e não 11, mas mesmo assim tens muitos livros pela frente... e muitas surpresas ;-)
      Resta-nos (des)esperar que o Martin escreva os 2 livros que faltam (serão 4 em Portugal) =P

      Eliminar
    3. Ena, tanto livro, tanta aventura e tanta surpresa. E a avaliar pelas vossas opiniões e pelo que reti do primeiro, arrisco-me a dizer que o final será algo surreal, mesmo à moda de George Martin hehe
      E até lá é mesmo como dizes, resta-nos (des)esperar pelos livros :p

      Eliminar